Compartilhar

  • Compartilhar através do Facebook
  • Compartilhar através do Twitter
  • Compartilhar através do Linkedin
  • Compartilhar através de Email

Vantagens Competitivas

Modelo de Negócio – O modelo de negócio verticalmente integrado e a diversificação da oferta de serviços em diferentes mercados e produtos é a principal força da B3. Essa verticalização possibilita que a Companhia atue em todas as etapas da cadeia de serviços que um negócio realizado em bolsa percorre (negociação, compensação, liquidação e depositária). Da mesma forma, a B3 oferece soluções completas para o registro de operações de balcão envolvendo instrumentos de renda fixa e derivativos, assim como infraestrutura para as atividades relacionadas a operações de financiamentos de veículos e imóveis. Para muitos dos mercados onde atua, os serviços são prestados no nível do beneficiário final, o que aumenta a complexidade e a importância sistêmica da atividade. Quanto à diversificação, a B3 oferece serviços nos mercados de ações, derivativos de ações, financeiros e de mercadorias, renda fixa, câmbio, operações estruturadas e crédito. A combinação de verticalização e diversificação permite que a B3 ofereça soluções completas para atividades fundamentais para seus clientes, notadamente, conglomerados financeiros, corretoras, investidores (pessoas físicas, institucionais locais e estrangeiros) empresas listadas e departamentos de trânsito. A oferta de serviços de qualidade, os múltiplos pontos de contato com os clientes, a credibilidade, a excelência operacional e de gestão de risco são os pilares que garantem a sustentabilidade do negócio da B3. Outra característica desse modelo de negócio é o elevado nível de alavancagem operacional, dada a predominância de custos fixos e a necessidade de possuir infraestrutura capaz de lidar com crescimento de volumes em espaço muito curto de tempo.

Gestão experiente – A equipe da Companhia é experiente e respeita os mais elevados padrões de governança. Há um contínuo processo de aprimoramento do conhecimento e do desenvolvimento de talentos que possam agregar qualidade e expertise à gestão e garantir um processo sucessório saldável.

Tecnologia – A resiliência e disponibilidade dos sistemas e das plataformas da B3 são fundamentais para o funcionamento dos mercados financeiros e de capitais e para a realização de atividades críticas para os negócios de seus clientes. Por conta disso, a Companhia realiza investimentos constantes na manutenção dessa infraestrutura, para a ampliação de sua capacidade operacional e o aprimoramento dos serviços prestados. Para executar esses desenvolvimentos, a Companhia possui expertise e capacidade interna e também atua em parceria com empresas e instituições que são referência em tecnologia, o que assegura a oferta de sistemas mais eficientes.

Inovação – A B3 mantém o foco no aprimoramento dos seus serviços, no desenvolvimento do mercado brasileiro e em novas oportunidades de negócios. Está sempre atenta às tendências do mercado brasileiro e internacional, às necessidades de seus clientes e ao surgimento e desenvolvimento de novas tecnologias e processos. Dessa forma, busca manter seu portfólio de produtos e serviços na vanguarda da indústria em um círculo virtuoso de aprimoramento e desenvolvimento.

Gestão de Riscos - A B3 é uma referência mundial na gestão de riscos e na administração de garantias. Suas câmaras de compensação e liquidação são consideradas sistemicamente importantes pelo Banco Central e atuam como contraparte central garantidora (CCP) de todos os negócios envolvendo ativos e contratos listados, bem como de alguns produtos de balcão. Ao exercer essa função, a Companhia garante a estabilidade do mercado, pois se interpõe entre todos os participantes, tornando-se, para fins de liquidação, compradora de todos os vendedores e vendedora para todos os compradores. Adicionalmente, a B3 possui robusta estrutura de governança, buscando garantir a efetividade de seus processos e controles.

Última atualização em